A pedido do nosso fiel leitor Rafael Arcanjo procuramos dicas sobre plantas para dentro de casa. Convidamos a paisagista Teresa Casati para dar orientações sobre o assunto.
As plantas eleitas por sua beleza e pela facilidade de cuidar foram: orquídeas, para quem gosta de flores; zamioculca para ter um verde brilhante; o bambu da sorte, para os supersticiosos; e os famosos cactos, lindos e fáceis de manter.
Como cuidar:
Todas as plantas devem ficar em local iluminado por luz natural. Para a verificação do grau de luminosidade, Teresa sugere um teste: apague as luzes do ambiente e tente ler um livro. Se você conseguir, é sinal de que o local é ideal para plantas.
Orquídea – Molhar com abundância uma vez por semana e adubar uma vez por mês.
Bambu da sorte – Para evitar a proliferação do mosquito da dengue, são necessários 10 cm de pedras acima da água. Para a rega, é só não deixar a água do vaso secar. A paisagista indica colocar três gotinhas de adubo foliar uma vez por mês.
Zamioculcas – Molhar com abundância em média uma vez por semana. Para saber se está na hora de molhar novamente, basta colocar a mão na terra. Se estiver úmida, não precisa molhar ainda. Para adubar é só comprar um adubo especial para folhas e aplicar como manda a embalagem.
Cactos e suculentas – Vivem melhor em ambientes com bastante claridade. Um local com sol da manhã ou final da tarde seria o ideal. Os cactos e suculentas não se adaptam bem a ambientes úmidos, por isso é importante evitar colocá-los no banheiro. A rega deve ser feita uma vez por semana no verão e de 15 em 15 dias no inverno. Atenção para a quantidade de água: Cactos mini (uma colher de café de água), médios (uma colher de chá) e grandes (uma colher de sopa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário